terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa...

 Cheguei de viagem ontem com mil ideias na cabeça, pensando em tudo que vi, por tudo que passei... Rio de Janeiro merece seu título de 'Cidade Maravilhosa' mesmo. Observei tudo lá de cima do Corcovado, o contraste entre pobreza e riqueza, a beleza do mar, os morros enfeitando mais ainda o lugar e fiquei  impressionada com a rotulação gigantesca que a cidade recebe. A violência, as balas perdidas, o tráfico, questões que abalam o ser humano, e o fazem imaginar terríveis ameaças a si, perdendo a oportunidade incrível de andar pelas ruas, nas madrugadas de final de semana! A mídia cria um mundo de desgraças e coisas ruins, o que nos afasta do prazer de viajar, de conhecer... Talvez a intenção não seja nos traumatizar, mas nos alertar, para que fiquemos atentos e para que possamos aproveitar o que o estado tem de melhor. Mas levamos para o lado do medo e acabamos não fazendo nada! Eu sei disso, eu pensava assim, "Ah RJ violência, armas, drogas, muito muito medo" e provei exatamente o contrário. Engraçado como criamos esterótipos dos locais brasileiros, sem provas, sem argumentos concretos. 
 E o lixo da cidade, onde está? esse é o primeiro lugar limpo que eu visito, ruas sem sujeira, praias de uma água azul feito o céu, lixeiras por todos os lados... Talvez o governo priorize estes aspectos para que nós turistas tenhamos exatamente essa impressão da cidade e saia de lá com a inveja de um local limpo. É mesmo necessário a cidade ser turística para haver esse cuidado? Não! é necessário que a consciência nos faça dar os passos para um ambiente limpo. Primeira cidade que mostrou que animais de rua são raríssimos! eu não vi em momento algum um cão andando pela rua abandonado, ou um gato... não tem! E isso é um ponto positivo para a sociedade, arrumar canil para adoção de animais, pena que isso não é muito comum aqui no Paraná, onde a quantidade de abandono é muito alta.
 Devo dizer que tive a maior sorte do mundo nesta viagem, não peguei trânsito nenhum, meus vôos não atrasaram, não choveu um dia se quer (sol, sol e mais sol!), assisti peças de teatro incríveis nas quais pude dar muitas gargalhadas, curti baladas e festas top do Rio e me deliciei com pratos maravilhosos! Isso tudo ao lado de uma pessoa muito especial, meu grande amor, que fez tudo ficar mais lindo ainda! 
Querida terra do samba, me aguarde que voltarei em breve! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário