quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Consciência zero


Hoje comecei a reparar no quanto a sociedade peca no sentido conscientização. São realizadas sempre tantas campanhas, tantos movimentos para melhorar o pensamento do ser humano, mas ainda não está sendo suficiente. Analiso por um exemplo próprio: Estava indo levar meus sacos de lixos, os recicláveis e os orgânicos para a lixeira aqui do meu condomínio, quando meus vizinhos me perguntaram impressionados e rindo: "Você separa o lixo?" Como assim eu separo o lixo? É obrigação de cada um separar, e cadê a ação das pessoas? A maioria da população se acha autossuficiente para ter que se preocupar com algo tão irrelevante, algo que para muitos é sinônimo de sobrevivência, alimento na mesa. Mas e o meio ambiente? Outra questão que é tão discutida, mas desvalorizada na prática. É realmente vergonhoso e triste assistir a pessoas jogando papéis de bala de uma janela de um carro, uma ação tão "boba", mas com uma consequência irreparável. Pare um pouco e pense, estou agindo em prol dos meus futuros descendentes? O que seu filhos, netos, bisnetos levarão consigo de aprendizado? Levarão o que eles presenciam de nós! É natural as pessoas ao nosso redor mudarem suas ações assistindo ao que fazemos, eles se impressionam e tentam ser iguais, não é assim nos dias de hoje? um querendo disputar o cargo de melhor cidadão que o outro, construindo uma máscara em si próprio, a máscara de bom moço, de pessoa conscientizada... Pode ser que este aprenda a cuidar da sociedade, apenas vendo seu vizinho fazer melhor que ele. Engraçado como são as coisas não? A partir de um ato de superioridade o ser humano consegue desencadear uma mente mais 'humana'. E mesmo existindo esse enorme descuido de muitos da sociedade, sabemos que ainda podemos contar com uma mínima parcela da população que cuida, que se preocupa. Essa mínima que infelizmente sustenta a grande vergonha do país: o descaso com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário